domingo, 17 de agosto de 2014

Recife sedia seminário para movimento social de Aids do Nordeste

Cerca de 30 representantes de fóruns e articulações de ONGs, redes e ativistas do movimento de luta contra a aids da região Nordeste estarão em Recife entre os dias 19 e 20 de agosto, para o Seminário Nordeste do Projeto Advocacy em Saúde (PAS). O projeto de abrangência nacional do Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo (Foaesp), no Nordeste é coordenado pelo ativista Jair Brandão, da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero.

O objetivo é qualificar ativistas para incentivar a criação de frentes parlamentares de enfrentamento às DST, HIV, aids e hepatites virais, e fortalecer a atuação de representantes do movimento social nos conselhos de saúde. Um plano de incidência estaduais e regional será definido ao final do evento, elaborado sobre as realidades locais, trazidas pelos participantes.

Para chegar ao plano e seu monitoramento, temas como história, marco legal e governança do Sistema Único de Saúde (SUS), participação e controle social garantidos pela Lei 8.142/90, advocacy, formação e atuação em frentes parlamentares serão abordados por facilitadores com experiência reconhecida nacional e internacionalmente nas temáticas.

“Esperamos contribuir para o monitoramento e a ampliação das ações em saúde e direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e populações de maior vulnerabilidade à aids, fortalecendo a mobilização comunitária e controle social no Nordeste”, espera Jair Brandão, coordenador regional do PAS.

O PAS é financiado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e tem apoio da Coordenação Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais da cidade do Recife e do Programa Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais de Pernambuco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário