sexta-feira, 23 de maio de 2014

Projeto Advocacy em Saúde define cronograma de atuação

Qualificar ativistas de fóruns e articulações de ONG/AIDS, redes e movimentos sociais dos 26 estados e do Distrito Federal para pautar as DST/HIV/AIDS/HV nos conselhos de Saúde e incentivar a formação de frentes parlamentares estaduais que contribuam efetivamente para a elaboração de políticas públicas de enfrentamento dessas epidemias são os principais objetivos do Projeto Advocacy em Saúde (PAS).
As capacitações devem ser realizadas durante o mês de agosto nas cinco regiões brasileiras, começando no dia 1º em Brasília, no dia 7 em São Paulo, 13 em Porto Alegre, 20 em Recife e encerrando no dia 30, em Belém. O cronograma foi definido na reunião de planejamento da equipe do projeto, realizada em 22 e 23 de maio, em Brasília. As articulações para a execução dos encontros terão início na primeira semana de junho.
Reunião da equipe do Projeto Advocacy em Saúde
Também foi pré-definido para março de 2015, em Brasília, a realização de um encontro nacional com ativistas participantes das qualificações, para socializar as experiências e avaliar as estratégias de atuação adotadas nos estados. “Precisamos da participação efetiva do movimento social nos conselhos de saúde”, afirma José Roberto Pereira, coordenador nacional do PAS. “Isso é fundamental para a continuidade da resposta à epidemia no País”, justifica.

O tempo não para
O advocacy da Articulação Nacional de AIDS (Anaids) no Congresso Nacional deve ser reforçado pelo fortalecimento – ou a criação – de frentes parlamentares estaduais, municipais e distrital para o enfrentamento da epidemia de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. “O objetivo é que todos os estados e o Distrito Federal tenham frentes parlamentares atuantes, elaborando políticas públicas de proteção às pessoas com HIV”, sugere Rodrigo Pinheiro, da secretaria política da Anaids, presidente do Fórum das ONG/AIDS do Estado de São Paulo (Foaesp) e assistente de coordenação do PAS.
Como já dizia Cazuza, o tempo não para. Por isso, antes mesmo da reunião de planejamento do PAS, algumas ações do projeto foram iniciadas (leia as postagens abaixo).
O Advocacy em Saúde é um projeto de atuação nacional do Foaesp, executado numa parceria regional com as ONG GAPA Pará, na região Norte, Gestos HIV+, Comunicação e Gênero, no Nordeste, GAPA Distrito Federal, na região Centro-oeste e Federação das Bandeirantes do Brasil, na região Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário