quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ministro Chioro recebe coordenação da Anaids e da Frente Parlamentar mista de Enfrentamento às DST/AIDS

O ministro Arthur Chioro (C), a Coordenação Política da Anaids e a Frente Parlamentar de Enfrentamento às DST/AIDS do Congresso Nacional 
A Coordenação da Articulação Nacional de Luta Contra Aids – Anaids, através de articulação com a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/AIDS, participou, no dia 13 de maio, de reunião com o Ministro da Saúde Arthur Chioro. Estiveram presentes a deputada Erika Kokay e os deputados Paulo Teixeira e Jean Wyllys. Pela Anaids estavam presentes Rodrigo Pinheiro, Márcia Leão e Márcia Ribas. A reunião contou com a presença de Carlos Duarte, representante do Movimento Aids no Conselho Nacional de Saúde, e de técnicos do Ministério da Saúde, como o Diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.

Na oportunidade, a Coordenação da Anaids entregou carta com as principais demandas do Movimento para a gestão do ministro. Dentre os temas, foi motivo de debate a solicitação para que o ministro se mobilizasse pela aprovação do PLP 321/2013 – Saúde + 10. Também foi motivo de querela o protocolo do testar e tratar como estratégia de prevenção. Foi apresentado ao ministro o trâmite do ECD 51/2003, que criminaliza a discriminação com a PVHA, e o Ministro assumiu o compromisso de articular junto ao Gabinete da Presidência da República para que ocorra um ato de mobilização e comemoração no momento da sanção.

Outra questão importante, tratada, foi referente às campanhas de prevenção com foco em populações mais vulneráveis e as constantes censuras ocorridas nos materiais desenvolvidos. Os coordenadores da Frente Parlamentar ratificaram a carta entregue pela Anaids em todos os seus termos e pediram ao ministro especial atenção às questões de campanhas de educativas para a prevenção de agravos à saúde.

No dia 14 de maio, em atuação no Congresso Nacional, os representantes da Anaids Rodrigo Pinheiro e Márcia Leão estiveram reunidos com o deputado Paulo Teixeira, que ficou responsável por verificar o andamento sanção Presidencial à ECD 51/2003. Ainda pela manhã, o Gabinete do Deputado informou que a ECD 51/2003 havia chegado à Presidência da República no dia anterior, com aval dos ministérios da Saúde e da Justiça. O Ministério da Defesa fez uma ressalva sobre os alunos nas escolas militares. Cabe à presidenta acatar ou não a ressalva e sancionar a lei ate o dia 2 de junho.

Neste mesmo dia foi acertado com o deputado Jean Wyllys a participação da Anaids como mobilizadora do Seminário LGBT que terá como tema o HIV/aids e será realizado em Brasília no dia 3 de junho.

Em visita ao Gabinete da deputada Erika Kokay articulou-se uma reunião da Frente Parlamentar para o dia 4 de junho, para que a Frente possa pensar estratégias e delibere sobre os encaminhamentos do Seminário.

Também foi contatado o senador Paulo Paim e informado do andamento da ECD 51/2003, bem como solicitada uma agenda para discutir questões referentes à Taxa sobre Transações Financeiras (TTF). Ao senador, Alessandra Nilo e Rodrigo Pinheiro apresentarão esboço de um Projeto de Lei que trata sobre a criação do escopo do IOF e parte do seu uso que poderá constituir importante fonte de financiamento para o desenvolvimento humano, e deverá ser proposto pelo senador.

Nos dias 15 e 16 de maio, a Coordenação Executiva estará reunida em Brasília para dar continuidade aos encaminhamentos da última Assembleia da Anaids, bem como organizar o plano de ação para 2014 e o monitoramento das demandas do Enong 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário