segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Frente Parlamentar anti-HIV será instalada em março no Congresso Nacional

J. Cândido, ativista de Pernambuco, Betinho Pereira, a deputa-
da Erika Kokay, Márcia Leão e Rodrigo Pinheiro

A Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/AIDS será reinstalada durante o mês de março no Congresso Nacional, informou Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), na manhã desta segunda-feira (9). “Alcançamos nosso objetivo”, festeja ele. Para ser instalada, uma Frente Parlamentar Mista necessita de 198 assinaturas de deputados e senadores  - 1/3 dos parlamentares de ambas as casas - a cada legislatura. 

Para colher as assinaturas, 50 ativistas de todo o Brasil estiveram na última terça-feira (3), na Câmara dos Deputados para uma ação preparada pela coordenação do Projeto Advocacy em Saúde (PAS). Com o apoio do gabinete da deputada Erika Kokay (PT-DF) foi montado um pequeno palanque no Hall da Taquigrafia da Câmara. Um banner foi produzido com o apoio da representação do UNAIDS no Brasil. Vestidos com camisetas com a frase “sou 100% SUS”, às 14 horas os 50 ativistas iniciaram a abordagem dos parlamentares que circulavam pelos corredores da Casa. 

Ao abordar os parlamentares, os ativistas ofereciam o documento "AIDS: MAIS DE 12.000 MORTOS POR ANO NO BRASIL! É DESUMANO, É INADMISSÍVEL, É INACEITÁVEL.”, produzido pela coordenação do PAS com dados da epidemia de aids no Brasil, endereçado especialmente aos parlamentares, bem como a “Nota Foaesp sobre a Campanha de Carnaval 2015”. Aos parlamentares que assinavam a lista pela instalação da Frente Parlamentar, era oferecido um laço vermelho - símbolo da solidariedade às pessoas com HIV e aids.

Nem todas as assinaturas foram colhidas no Hall da Taquigrafia. Em um voo para Porto Alegre, ativistas encontraram com um deputado que se recusou a assinar a lista. No avião, não pôde tangenciar. Outro caso aconteceu com parlamentares do Ceará, que correram ao gabinete da deputada Erika Kokay, dois dias depois, após uma coluna política de um influente jornal local “denunciar" a omissão cearense.

Encontro Nacional
O deputado Jean Wyllys assina a requisição pela instalação da
Frente Parlamentar anti-HIV
"A ação foi estrategicamente pensada para atingir esse objetivo”, comemora Betinho Pereira, coordenador nacional do PAS. A ação antecedeu o encontro nacional do PAS. O encontro, que deveria ocorrer em março, foi antecipado para coincidir com o início do mandato dos deputados e senadores eleitos em 5 de outubro do ano passado. 

O encontro reuniu 50 dos mais de cem ativistas capacitados nos seminários regionais do PAS, realizados durante o mês de agosto de 2014 em Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belém, respectivamente. No encontro, ativistas das cinco regiões brasileiras puderam conhecer as atividades regionais e tomar fôlego para as atividades dos últimos meses de projeto. Em abril, os coordenadores regionais reúnem-se em Porto Alegre para uma avaliação final. O PAS deve ser encerrado em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário